Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora
Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora

Passamos por muitos estágios até entender o que é depressão. Foram tantos os insultos e explicações equivocadas para quem sofre desse mal que talvez tenhamos causado ainda mais dor à alma. É claro que mudamos, e tudo iniciou quando começamos, no século passado, a procurar uma fundamentação científica para tudo o que existe.

Como profissional em Neuropsicolinguística, trabalhei por algum tempo com pessoas que precisavam superar a depressão para reconquistar uma posição social. Tecnicamente, os meus clientes querem aprender a se comunicar, já que é uma questão de sobrevivência social e profissional.

O que eu considero como vencer a depressão? Vamos pensar que esta é uma doença de ordem psíquica que acompanha, como um trauma, quem passou por ela durante toda a vida. Alguns a reconhecem como incurável, outros afirmam categoricamente que estão totalmente recuperados. Mas vencer a depressão pode não estar relacionado a recuperação.

 

Uma vitória sem troféu

Certo dia uma senhora que há algum tempo lutava para conseguir se recolocar no mercado me procurou. Após algumas conversas conseguimos trabalhar a comunicação para que ela estivesse pronta para interações em entrevistas e reuniões de negócio. Era apenas mais um trabalho bem sucedido para mim sem qualquer garantia que ela conseguiria voltar a trabalhar.

Por mais que ela estivesse bem, a economia do país não estava, não havendo garantia de que ela conseguiria se recolocar no mercado. Eu me preocupei com isso.

  • Perceba que você está pronta. Fala perfeitamente e avançou muito até chegar onde está. Caso aconteça de ninguém te contratar ou até mesmo não receber qualquer convite para uma reunião de negócio, saiba que nem sempre o problema somos nós, o mundo pode estar errado enquanto estamos certos.
  • Professor, eu entendo que você está preocupado pois vai que eu tenha uma recaída, vai que eu volte ao meu quarto e me tranque… Mas a verdade é que saber que estou preparada já é o suficiente para mim, mesmo que eu não consiga um emprego, isso seria apenas um troféu. Nem todas as corridas possuem um troféu, nem por isso quem chega por primeiro deixa de ser vitorioso.

 

Vencer não é recuperar, mas avançar

E esse é o problema das pessoas que pretendem lutar contra a depressão. Um foco no que tinha ou era pode fazer alguém andar em círculo, mas isso é uma tendência muito forte em qualquer um. Quem nunca parou para sonhar em voltar a ser jovem ou ao momento áureo da faculdade? O problema é que o passado, quando bom, serve para nos deixar saudade.

Por isso vencer a depressão não significa recuperar algo, mas sim avançar para as possibilidades que o presente nos apresenta. Não espere sair de um quarto e encontrar as coisas como estavam, mas entenda que existe um mundo se apresentando com novos propósitos. Não são as mesmas coisas, mas as novas trarão as mesmas sensações.

Não são os mesmos motivos, mas os novos te trarão os mesmos sorrisos; não são as mesmas pessoas, mas as novas também te trarão alegria; não são os mesmos problemas, mas os novos te trarão incríveis experiências… Enfim, é como uma mesma massa de bolo assada em formas diferentes, muda-se os aspectos, mas no final o sabor é o mesmo.

 

Por Rogério Nascimento

Comunicador social e Trainer Training (PNL)


Leia também: Como perceber as coisas simples da vida

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here