Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora
Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora

A depressão pós-traumática é um transtorno da mente que acomete as pessoas após a vivência de uma experiência traumática, para essas pessoas passar por um tratamento adequado é essencial.

A depressão é um distúrbio mental caracterizado pela sensação persistente de tristeza e perda de interesse por tudo que se encontra ao redor.

Atualmente esse distúrbio chega a acometer mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, estima-se que até 2020 ela se torne a doença mais incapacitante do mundo.

Esse transtorno da mente pode ser desencadeado após a vivência de um trauma muito grande, por esse motivo é chamado de depressão pós-traumática.

Causas da depressão pós-traumática

As causas do surgimento dessa doença podem ser por diversos fatores.

Geralmente os sintomas surgem após um indivíduo vivenciar ou presenciar uma situação extremamente traumática, como:

  • Acontecimentos que ameaçaram sua vida, como um acidente grave, por exemplo;
  • Atos violentos;
  • Assédios ou humilhações (estudantes sofrem muito com isso, o chamado bullying, caracterizado pela violência física e psicológica causada a alguém);
  • Situações vividas ou reprimidas durante alguma fase da vida;
  • Morte de entes queridos e muito próximos.

Esse distúrbio mental pode ser desencadeado tanto por situações vivenciadas pelo próprio indivíduo, como também com terceiros ou pessoas muito próximas.

Sintomas

Alguns dos sintomas e comportamentos comuns de quem possui essa doença, são:

  • Tristeza profunda;
  • Distanciamento emocional e exclusão social;
  • Episódios de pânico;
  • Reexperiência traumática, ou seja, vivenciar a experiência traumática várias vezes através de pensamentos, pesadelos e flashbacks.

Tratamento

Esse transtorno da mente requer tratamentos específicos e acompanhamento constante de especialistas. Algumas atitudes podem ser tomadas para auxiliar no tratamento médico:

Fazer exercícios físicos

A prática constante de exercícios é um dos remédios naturais capazes de amenizar a depressão pós-traumática, é importante saber que isso não deve se tornar mais um peso, por isso deve-se praticar algo de que goste, por mais que a falta de interesse se manifeste.

Isso poderá ajudar a manter o seu corpo e sua mente em equilíbrio.

Praticar técnicas de relaxamento

Praticar hobbies ou alguma técnica de relaxamento auxiliará na manutenção da saúde mental.

Evitar maus hábitos

Muitos recorrem a bebidas ou substâncias que o farão fugir momentaneamente de seus problemas, é importante que o consumo de álcool, ou o uso de cigarros sejam evitados para que os problemas e sintomas desse distúrbio mental não sejam agravados.

Alimentação saudável e balanceada

Alimentação saudável é benéfica para todos e para pessoas que apresentam esse transtorno da mente não é diferente. Uma alimentação rica em nutrientes é importante não só para a saúde física, mas também para a qualidade da saúde mental.

5HTP

O 5HTP é um suplemento com compostos naturais que proporciona uma sensação agradável de bem-estar, o que é de extrema ajuda no tratamento de pessoas que apresentam o quadro de depressão pós traumática.

Cuidando da saúde física e mental

Cada pessoa se recupera de traumas e experiências ruins de uma forma diferente, mas a busca por ajuda de um especialista é essencial.

Nos casos de depressão pós-traumática, é muito importante realizar um tratamento com terapias para confrontar o trauma, vê-lo por outra perspectiva e aprender a conviver com o mesmo.

Caso esteja com este problema não demore a procurar ajuda para que o caso não se agrave e você volte a ter momentos felizes.

 

Por Ruama Lima

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here