Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora
Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora

Muitos anos de experiência com tratamentos medicamentosos razoavelmente seguros para a depressão deram ao mundo da saúde mental uma nova compreensão do distúrbio, uma percepção mais precisa de seu verdadeiro curso e um novo conjunto de metas. Já não basta apenas ser tratado para depressão, é necessário ser curado completamente. Mas a depressão tem cura?

Entendendo se a depressão tem cura ou não

Cada vez mais, o objetivo do tratamento não é tornar os pacientes melhores, mas torná-los bem. Na ausência de remissão completa de um episódio de depressão, o distúrbio tende a se repetir, mesmo para se estabelecer de forma mais ou menos permanente. Em outras palavras, a resposta para a pergunta se depressão tem cura é: não.

depressão tem cura moço

Além disso, estudos mostram que quanto mais tempo os pacientes ficam doentes, mais difícil é torná-los completamente saudáveis.

Melhoria não é suficiente. A existência de sintomas de baixo nível pode ter efeitos deletérios sobre o próprio cérebro, não simplesmente aumentando a probabilidade de episódios subseqüentes, mas acelerando sua ocorrência.

Compreendendo a remissão da depressão

Os especialistas acham que a remissão completa requer tratamento por um período mínimo de nove meses – e isso é para um primeiro episódio agudo. Além do desaparecimento dos sintomas, os pacientes devem ter um mínimo de dois meses de bem-estar antes que o tratamento seja interrompido.

Diretrizes elaboradas pelos próprios psiquiatras afirmam que as pessoas que sofrem de depressão crônica – um episódio com duração de dois anos ou mais – precisam ser tratadas por dois anos após a completa remissão ter ocorrido.

E se você tem depressão recorrente, marcada por múltiplos episódios depressivos, o tratamento deve durar indefinidamente. Assim como ocorre com distúrbios crônicos, como hipertensão e diabetes, o tratamento de manutenção é necessário. Se a depressão tem cura ou não, o mais importante é que ela tem tratamento.

Mas aqui está o problema. Poucos pacientes agora tomam antidepressivos de uma forma que lhes dê uma chance de curar a doença. A duração média de uma prescrição é de cerca de 100 dias.

De acordo com alguns estudos sobre depressão, 40% dos pacientes não recebem nenhum tratamento para sua condição. E uns parcos 22% obtêm qualquer coisa que se pareça com um cuidado adequado.

depressão tem cura boné

Infelizmente, isso transfere para os próprios pacientes a responsabilidade de ver que o tratamento que recebem é adequado.

Com o tempo, ficou claro que as pessoas que não alcançam a remissão completa correm alto risco de recaída e de má qualidade. Mesmo que não tenham uma recaída completa da depressão, não se saem bem em termos de função social e ocupacional.

O que usar para tratar da depressão?

Além da imprescindível psicoterapia individual, que permite ao paciente ter um novo olhar e atitude sobre as situações e dos remédios e tratamentos tradicionais, é de suma relevância que o paciente depressivo consuma alguns suplementos alimentares para potencializar as chances de melhora. Eis aqui alguns exemplos:

  • Gaba

A Gaba é um suplemento encontrado na forma de comprimidos mastigáveis, no sabor laranja. Esse suplemento atua no sistema nervoso central, ocasionando uma sensação de relaxamento e aliviando a tensão nervosa, algo tão necessário na depressão.

  • Resveratrol

O Resveratrol é um potente anti inflamatório, reduzindo a força da depressão, uma vez que ela é uma espécie de inflamação no cérebro. Além disso, ela protege o cérebro contra os impactos do estresse.

  • 5HTP

O 5HTP é um suplemento natural que aumenta a produção de serotonina no corpo. A serotonina é um hormônio conhecido como “o hormônio da felicidade”, causando bem-estar e contentamento.

Descobrindo se depressão tem cura ou não

Se você quer descobrir se depressão tem cura ou não, saiba que não, ela não tem cura, porém é plenamente tratável. Com um bom trabalho terapêutico e o consumo de Gaba, 5HTP e Resveratrol, as consequências da depressão são bem menores.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here